Possuir um carro blindado usado ainda gera um certo desconforto – e não é por acaso.

Há várias informações (e desinformações) circulando sobre o tema, preponderantemente entre os colunistas e influencers do mercado. Muitas delas exageradas ou baseadas em experiências antigas, quando o setor era menos regulamentado e não dispunha de tecnologia apropriada.

Hoje, com normas mais rígidas, controle do Exército Brasileiro e empresas especializadas, ter um blindado usado é uma excelente decisão, desde que feita com critério técnico e principalmente suporte adequado.

A seguir, os principais argumentos contrários – e o que realmente é verdade sobre cada um deles:

1. Confiança na blindagem

O que se diz: Não dá pra confiar na blindagem de um carro usado.

O histórico de blindagem não é confiável, é difícil verificar se a blindagem foi bem executada ou se o instalador usou materiais de qualidade inferior.

Mesmo que haja certificado, isso não garante que a blindagem está intacta ou foi mantida corretamente.

✅ Verdade: Dá sim – se o veículo for avaliado por profissionais capacitados.

Hoje, qualquer blindagem regularizada possui Certificado de Blindagem emitido pelo Exército, o que garante que o processo foi realizado dentro dos padrões técnicos e com materiais homologados.

Se você tem dúvidas e desconfia da blindagem, basta realizar uma revisão completa da blindagem (verificação de mantas, sobreposições e vidros) em uma oficina credenciada pelo Exército.

O Clube do Blindado, por exemplo, tem parceiros que oferecem, além da uma vistoria de adesão, mais dois tipos de revisão, sendo um deles cuida da Segurança Balística que é a análise aprofundada da blindagem veicular, com desmontagem dos acabamentos internos e externos para inspeção física dos materiais balísticos aplicados, assegurando que o veículo mantém sua integridade e valor.

2. Manutenção

O que se diz: O blindado usado dá muita manutenção.

Desgaste extra e manutenção elevada, consequência do peso adicional da blindagem acelera o desgaste de freios, suspensão, pneus, amortecedores e outros componentes.

A manutenção de blindagem usada pode ter custos elevados, o que impacta o custo total de propriedade.

✅ Verdade: Todo carro requer manutenção – o blindado apenas precisa de cuidados pouco mais específicos.

O peso adicional da blindagem realmente aumenta o desgaste de alguns componentes (freios, amortecedores, pneus).

Mas com manutenção preventiva adequada, esse impacto é totalmente previsível e administrável. Empresas especializadas conhecem toda a especificidade do blindado e seguem protocolos ajustados para o peso e a estrutura do blindado, mantendo o desempenho e o conforto originais. Com o suporte da rede do Clube do Blindado, esses serviços são realizados com descontos médios de 30% e com padrões técnicos certificados.

3. Sinistro

O que se diz: O veículo pode ter sofrido acidente e a blindagem ficou comprometida.

Reparos mal feitos em possíveis sinistros anteriores, sobretudo se reparos não foram bem documentados ou realizados por empresas não credenciadas.

Falhas invisíveis (como mantas balísticas mal recolocadas) podem deixar “gaps” de proteção.

✅ Verdade: Esse risco existe – e é exatamente por isso que você deve comprar com suporte técnico.

Ao adquirir um blindado usado, a vistoria técnica da blindagem é essencial. Com equipamentos e inspeções especializadas, é possível detectar qualquer interferência estrutural, como mantas removidas, sobreposições mal fixadas ou vidros substituídos sem homologação. O Clube do Blindado oferece vários tipos de inspeção, em parceiros credenciados pelo Exército, justamente para garantir que o veículo esteja 100% dentro do padrão, revalidando do certificado de blindagem o que garante a segurança de sua família,  além de agregar valor ao veículo

4. Desvalorização

O que se diz: Desvalorização e dificuldade de revenda, blindados usados podem se depreciar mais rapidamente ou ter menor liquidez de revenda. Menos compradores dispostos a pagar por blindagem usada, reduzindo demanda de mercado.

✅ Verdade: Blindados usados mantêm bom valor quando têm certificação válida e manutenção comprovada.

O que faz um blindado desvalorizar rápido é a falta de histórico técnico. Com documentação completa (certificado atualizado, notas de revisão e laudos de vistoria), o veículo preserva valor e tem ótima liquidez entre compradores de perfil premium.

Na prática, um blindado bem mantido pode ter valorização superior a veículos similares sem blindagem, justamente pelo custo de reposição da blindagem nova.

O Clube do Blindado disponibiliza todos os recursos para que você mantenha todo o histórico técnico e de vistorias realizadas por empresas especializadas e certificadas, utilizando as melhores práticas na manutenção, com isso valorizando seu blindado.

5. Desempenho e Consumo

O que se diz: Eficiência / desempenho comprometidos pelo peso extra e possível má instalação, que podem prejudicar dirigibilidade, freios e desempenho do veículo. Alguns materiais de blindagem mais antigos têm qualidade inferior ou menos refinamento tecnológico.

✅ Verdade: A diferença existe, mas é mínima em veículos modernos.

Os carros mais recentes têm motores mais potentes e suspensões adaptadas ao peso extra da blindagem. Quando o serviço é feito por empresa certificada, o impacto no consumo é de no máximo 5% a 10% em relação ao original – totalmente aceitável considerando o benefício da proteção. E com manutenção em dia, o conforto e o desempenho permanecem praticamente iguais.

Com condução equilibrada e revisões em dia, o aumento no consumo é moderado e previsível. O desgaste de peças é maior apenas quando se ignora o cronograma de manutenção ou usa componentes inadequados. A rede do Clube do Blindado trabalha com oficinas que seguem protocolos específicos para veículos blindados, evitando gastos desnecessários e aumentando a durabilidade das peças.

6. Certificado vencido ou a blindadora não existe mais

O que se diz: Certificação e documentação podem estar desatualizadas ou vencidas, embora o certificado seja exigido, muitas vezes a manutenção da blindagem ou a verificação periódica não foi feita, o que traz risco. Algumas empresas blindadoras podem não existir mais, complicando garantias ou suporte futuro.

✅ Verdade: Isso é facilmente resolvido com uma revisão técnica e revalidação da blindagem.

Se o veículo foi blindado por uma empresa que não atua mais, uma oficina credenciada pode emitir laudo de conformidade e atualização do certificado, desde que o veículo esteja dentro das normas.O Clube do Blindado auxilia nesse processo com prestadores reconhecidos e experiência comprovada.

Conclusão

O que realmente importa não é se o blindado é novo ou usado – e sim como ele é cuidado, inspecionado e mantido.

Um carro blindado usado com certificação válida, manutenção documentada e revisão especializada é uma excelente opção, combinando proteção, economia e valor de revenda.

O Clube do Blindado foi criado justamente para isso: amparar o proprietário em cada etapa, desde a inspeção técnica até o uso diário, desde pequenos cuidados até grandes intervenções técnicas.

Garantindo comodidade, praticidade e segurança sempre que você precisar.

O Clube do Blindado está com você, a cada quilômetro.